domingo, 28 de Abril de 2024  22:59
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Puré de Batata

Puré de Batata

Cozer as batatas. Passar no passador e juntar o leite quente com manteiga e um pouco de noz-moscada tudo misturado. ...
» ver mais receitas


EVENTOS


TEATRO

imprimir resumo

Nijinsky - O Bobo de Deus

Nijinsky - O Bobo de Deus


dia 16 de Novembro pelas 21h30/ ano 2012

Efémero - Companhia de Teatro de Aveiro


Nijinsky - O Bobo de Deus, projecto de João Fino (encenação) e Bruno dos Reis (interpretação) em parceria com a Efémero - Companhia de Teatro de Aveiro.
O espetáculo tem a duração aproximada de 1h10 sem intervalo e

destina-se a maiores de 16 anos.
O preço do bilhete normal é de 6 euros com desconto para portadores de cartão jovem ou de estudante a 4 euros. As reservas podem ser feitas para o número de telefone 234 38 65 24 ou para o endereço electrónico efemero@mail.telepac.pt

Sinopse
Vaslav Nijinsky nasceu em 1889 na Rússia. Filho de dois bailarinos polacos, sofreu prematuramente a morte do irmão e a do pai. Foi através de bolsas escolares e vários esforços da mãe que conseguiu frequentar a Escola Imperial de Ballet de S. Petersburgo. Graduar-se-ia depois de vários revés, inclusive uma queda que o atiraria para um coma ainda durante a sua adolescência. Foi pela mão dos Ballets Russes de Diaghilev que chegou a Paris aos 19 anos, e daí ao cimo do mundo num soubresaut.
Diz-se que manteve uma relação apaixonada com Diaghilev. Diz-se que causou inúmeros escândalos tanto dentro como fora dos palcos. Diz-se que se casou sem sequer falar a mesma língua que a sua mulher. Diz-se que enlouqueceu. Diz-se que foi o maior bailarino do século XX, um dos pioneiros da dança moderna. Diz-se que ainda hoje, bailarinos de todo o mundo, vão deixar as suas pontas morrer ao cemitério de Montmartre, onde descansa finalmente depois de trinta anos internado em asilos e manicómios. Diz-se muito: veremos o que disse Nijinsky nos seus diários.
Bruno dos Reis

Não será apenas ingrato, será uma loucura, tentar resumir os quatro cadernos de Nijinsky em apenas uma hora. A nossa doença foi acolhida pela Efémero, que nos permitiu enlouquecer, e pelo Mercado Negro que nos ofereceu um tecto em troca da rua e do vento que nos açoitou os ensaios.
A nossa teimosia terá talvez muitos nomes, mas nenhum dirá o da paixão que a história de Vaslav nos criou. Um homem simples à frente do seu tempo: uma prenda de Deus nas suas próprias palavras, uma estrela cadente em passeio pelo pastoreio da humanidade.
Esta não é a história do deus bailarino, do ídolo. É a história do homem que dançou para sobreviver, que sonhava comprar um teatro para dançar de graça, em benefício dos artistas pobres. O homem que criou a dança moderna mas não foi capaz de domar a da sua mente. Ouvi-lo-emos pelas suas próprias palavras, escolhidas dez páginas entre as centenas que deixou: um esforço vão mas humilde, para que falem por ele inteiro.
João Fino
« Voltar

O Portal d'Aveiro não se responsabiliza por eventuais alterações ou falhas na programação dos eventos culturais listados

Se deseja promover eventos no Portal d'Aveiro contacte agendacultural@aveiro.co.pt

ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®